
No período de isolamento social a Igreja tem reinventado as diferentes formas de acolher os fiéis. Seja com o apoio da tecnologia, no ambiente virtual, ou por meio de ações criativas que dispensam o uso da internet e todas as suas facilidades de comunicação, como o envio de cartas.
O grupo de Jovens Filhos de Maria, da Paróquia de Santa Luzia de Três Lagoas, resgatou uma forma de comunicação pouco utilizada hoje em dia, a Carta, para enviar uma mensagem de fé, esperança e amizade para a juventude.
A iniciativa foi uma inspiração motivada durante a oração do terço do Espírito Santo, em que os servos do grupo rezam e pedem para que o Espírito Santo os conduza pelo caminho da evangelização, ainda mais em tempo de pandemia. “A ideia da carta foi para demonstrar todo amor e carinho que sentimos por cada um, além disso, na carta pedimos para que cada um se cuide, pois, a vida é preciosa para nós, mas principalmente para Deus”, explicou a coordenadora do grupo, Thaísa.
Apesar do envio das cartas dispensar a tecnologia, os jovens contaram com uma ajudinha dela (tecnologia) para organizar a ação. “Fomos atrás de cada jovem do nosso grupo do WhatsApp perguntando aonde cada um residia e logo em seguida começamos a escrever as cartas”, detalha Thaísa.
Após o levantamento dos endereços, quatro pessoas do grupo escreveram 65 cartas e uma quinta pessoa, organizou todos os envelopes. Todo esse processo levou cerca de dois meses, já que os envelopes foram cuidadosamente decorados e cada carta foi escrita de forma única, pensada e endereçada especialmente para uma única pessoa e, para cada carta concluída, o grupo rezava 10 Ave Marias.
As entregas
As cartas foram entregues de forma sigilosa nos dias 20 e 21 de junho e além dos jovens que residem no território paroquial, a equipe também escreveu para moradores dos bairros Vila Piloto, Nossa Senhora Aparecida, Parque São Carlos, Jardim Cangalha, Jardim Paranapunga dentre outros.
“Não foi fácil ir na casa dos jovens e não poder chamar e nem abraçar eles, porém foi muito gratificante as respostas de agradecimentos deles! Também, tomamos todos os cuidados ao escrever e entregar as cartas. Nós higienizamos as mãos com álcool em gel e utilizamos máscaras a todo momento”, diz Thaísa.
Veja o depoimento de alguns dos jovens que receberam as cartas:
“Foi um dos melhores sentimentos que pude sentir, pois ver o sorriso e o brilho no olhar de cada jovem não teve explicação, foi una sensação muito gostosa, e podemos matar um pouco da saudade mesmo não podendo abraçar nem beijar. Foi um dos melhores dias do meu isolamento social” – (Brenda Roberta Bichofe Sobrinho).
“Eu me senti lisonjeada ao escrever as cartas, e ver a felicidade das pessoas ao lerem fez tudo valer a pena, tanto o tempo pra escrever, até os dias que saímos para entregar. Me sinto grata por fazer parte de um grupo tão maravilhoso” – (Maria Eduarda Cardoso).
“Queria agradecer os Filhos de Maria por ter lembrado de mim! Adorei todo amor que vocês me enviaram através da carta! Muito obrigado mesmo” – (Heloísa Helena Manvailer de Morais).
“Estou sempre acompanhando tudo, pois além de ter participado de pouquíssimos encontros eu adquiri muita vontade de participar mais e mais, na presença de Cristo e de Nossa Senhora. Eu quero agradecer imensamente por ter recebido a carta, eu fiquei emocionada com as palavras e com o gesto tão simples de fortalecer e a nos animar. Muito obrigada mesmo de coração! Me sinto muito feliz de ser uma integrante do grupo Filhos de Maria! Gostaria de mandar também um abraço a todos e que tenham uma semana muito maravilhosa, assim como todos são!!!” – (Clara Silva)
Que Deus continue abençoando a juventude #JovensFilhosdeMaria