
Entre os dias 1º a 6 de março, os seminaristas do Regional Oeste 1, que estão em formação no Seminário Maior Regional Maria Mãe da Igreja (SEMMAI), localizado em Campo Grande (MS), estiveram em retiro espiritual para melhor viverem o tempo da Quaresma. Tempo este que, prepara a comunidade de fiéis para a celebração da grande festa Pascal, que comemora a ressurreição e a vitória de Cristo depois dos seus sofrimentos e morte.
O encontro foi assessorado pelo Padre Juan Elias, da Companhia dos Padres de São Sulpício, atual formador do Seminário Maior São José, em Zipaquirá, na Colômbia, que propôs como reflexão a citação do evangelista Lucas: “Vou-me embora procurar meu Pai…” (Lc 15, 11-32), levando a redescobrir a misericórdia que “rompe todas as restrições humanas em relação a como Deus deveria agir e se comportar para com os pecadores”.
Durante o retiro os seminaristas puderam vivenciar reflexões, momentos de deserto, a reza do terço e das horas litúrgicas, bem como, uma noite penitencial e o dia da gratidão, que fechou com adoração ao Santíssimo. “Precisamos ter a coragem de desconfiar de nossas próprias forças para que a ação do Espírito de Deus possa agir em nós”, disse Padre Juan que continuou com entusiasmo, “Podemos nos cansar de tudo, menos de ‘misericordiar’ o povo de Deus, afinal, a misericórdia de Deus é muito maior que todos os abismos da debilidade e infidelidade do homem”.
O retiro foi concluído com a Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas presidida pelo o arcebispo metropolitano, Dom Dimas Lara Barbosa, e concelebrada pelo Bispo auxiliar, Dom Mariano, o reitor do Seminário, Padre Wilber Ortiz e os Padres formadores, que motivaram os seminaristas por meio do testemunho e a busca pela vivência de oração, a não deixarem se levar pelo desânimo e as fraquezas humana, e sempre confiarem na misericórdia de Deus.
Que Maria Santíssima interceda a seu Filho Jesus, para que os seminaristas do nosso regional nunca se cansem de Ser, Viver e de Testemunhar uma atitude misericordiosa desde agora e em todo seu futuro ministério. Assim seja!
Por Seminarista Manoel Cambuim de Lima – Diocese de Três Lagoas
3º ano de Discipulado (Filosofia)